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Arquitetos: ZAS Architects
- Área: 15800 m²
- Ano: 2015
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Fotografias:Doublespace Photography
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Fabricantes: Anco Contracting, Archmill House, CiF Lab Solutions, Darlington Steel, Flynn, Hardrock Forming, Kelson, Norak Steel Construction, Stouffville Glass, Symtech Innovations
Descrição enviada pela equipe de projeto. Marcando referência a nível mundial pela formação em engenharia, o Centro Bergeron de Excelência em Engenharia repensa a hierarquia do campus para fomentar formas modernas de aprendizado. Como resultado de um processo intensivo de desenho entre ZAS Arquitetos, A Escola Lassonde de Engenharia e a Universidade de York, a instalação de padrão mundial desafia os modelos anteriores com um foco moderno no aprendizado do estudante e no empoderamento.
Um centro para a iniciativa empresarial, colaboração e criatividade, o projeto da instalação tem como objetivo avançar na educação de engenharia e proporcionar uma plataforma para educar a próxima geração de engenheiros - O Engenheiro do Renascimento: um solucionador de problemas criativo, um líder empresarial com consciência social.
A produtividade do estudante conduz o processo de desenho, otimizando espaços para aprendizado, descobertas e interação. Uma imersão completa na tecnologia e na arquitetura permitiu que não existissem auditórios, e gerou um número menor de salas dentro de um ambiente de aprendizado baseado em projetos.
Os estudantes, professores e funcionários das áreas, integram-se perfeitamente em todo o edifício. Invertendo a estrutura padrão, os estudantes têm acesso aos melhores e mais claros espaços enquanto os escritórios encontram-se no núcleo. Rompendo as barreiras, o projeto cria oportunidade para a interação espontânea entre a faculdade e os estudantes dentro de abundantes espaços sociais.
Como um farol de invenção no anel externo do campus da Universidade de York, a arquitetura audaz do Centro Bergeron representa a criatividade sem limites. Como reflexo dos princípios do renascer da inovação e da não-conformidade, uma fachada de vidro triangular em forma de nuvem destaca-se de forma imponente. Ela é composta por uma série de triângulos posicionados de acordo com um algoritmo preciso e complexo. Evocando as propriedades de uma nuvem, ela reflete a luz e o padrão através do campus e ao interior.
Dentro da nuvem, filas de mesas são substituídas por salas de aprendizado ativo. Um laboratório de experimentos de materiais de vários andares oferece um foco prático sem precedentes para o aprendizado e o ensino, que antes só estava disponível para os engenheiros já no ramo. Espaços abertos substituem as salas e laboratórios tradicionais. Áreas integradas foram configuradas com ferramentas de aprendizado audiovisuais que animam os estudantes a incorporar-se de forma espontânea.
Os espaços sociais foram cuidadosamente integrados às áreas de intensa pesquisa e às áreas acadêmicas, o que facilita a polinização cruzada de ideias e a criatividade entre os estudantes e a faculdade. Ecoando a visão de um empreendimento tecnológico, os espaços comuns são abertos e funcionam como um local de reunião para o aprendizado, o que incentiva os estudantes a fomentar ideias empreendedoras e a criar protótipos desses projetos.
Elementos de projeto inesperados e lúdicos fundem-se ao ambiente a todo momento, oferecendo inspiração inesgotável. Em todo o edifício estende-se uma filosofia focada no estudante - inclusive nos corredores, que são espaços de criação com pequenos nichos, banquetas e lousas para que os momentos de fluxo criativo e de crítica nunca parem.
O espaço imaginativo resultante força os limites de um foco igualmente imaginativo do ensino, um foco que permite potencializar e cultivar uma nova geração de engenheiros socialmente conscientes.